NOTÍCIAS


Chance de neve e ciclone marcam as condições do tempo nesta semana em SC

A segunda-feira (16) é o dia onde aos poucos a primeira massa de ar frio polar de 2022 começa a influenciar o tempo em Santa Catarina. As temperaturas já estarão baixas na faixa do Oeste até a Serra, inclusive ao longo da tarde. Em grande parte de SC teremos máximas entre 20°C e 23°C. E as máximas não devem passar de 12°C na Serra, e de 14°C no Meio-Oeste e no Oeste do Estado. O dia terá sol entre nuvens, com a nebulosidade mais presente na faixa do Oeste à Serra.

Terça-feira com frio

As temperaturas ficam típicas de inverno no amanhecer desta terça-feira (17), sendo cada região com a sua intensidade de frio. 

Veja a previsão para cada área do Estado:

  • De 0°C a 2°C na Serra.
  • De 3°C a 5°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
  • De 6°C a 8°C no Vale do Itajaí (especialmente no Alto Vale).
  • De 8°C a 10°C no Sul e no Litoral.
  • De 12°C a 14°C no Norte catarinense.

A terça-feira terá sol e algumas nuvens em grande parte das cidades de SC. Quem menos terá a presença do sol é a faixa da Serra ao Oeste, onde até mesmo uma chuva fraca e/ou chuvisco isolado pode ocorrer.

Chance de neve em SC

Há previsão para queda de neve em duas regiões de Santa Catarina:

  • Cidades mais altas da Serra catarinense. 
  • Faixa entre o Sul do Paraná e o Meio-Oeste de SC. 

E teremos duas janelas para ocorrência de neve:

  • Final da noite desta segunda (16) até o turno da manhã de terça (17).
  • Noite de terça (17) até o período do amanhecer de quarta-feira (18).

Importante destacar que temos chance de “chuva congelada” (o que é diferente de neve) em regiões como Serra do Rio Grande do Sul, Serra de Santa Catarina, áreas do Meio-Oeste e do Oeste catarinense, e também no Sul do Paraná.

Onda de frio

Ao longo da semana as temperaturas seguirão baixas em Santa Catarina. Importante destacar que o frio não se dará por temperaturas do amanhecer extremamente baixas, mas principalmente pelas tardes – que terão temperaturas menores. E sempre teremos o frio mais forte da Serra para o Oeste, que terão marcas mais baixas nos termômetros em comparação com a faixa do Litoral – que terá frio, mas não tão intenso.

Atenção com ventania causada por ciclone

Ao longo do período desta terça (17) para quarta-feira (18) teremos um ciclone – por enquanto classificado como subtropical – atuando sobre o oceano no Sul do país, mas com deslocamento muito próximo do Litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Isso deverá trazer fortes rajadas de vento da seguinte forma:

  • Ao longo da terça (17) teremos rajadas de 40 a 60 km/h com destaque para a Serra. 
  • Na noite para quarta-feira o vento aumenta de intensidade, se aproximando dos 80 km/h entre Serra e Litoral Sul. 
  • Vento mais forte na madrugada/manhã de quarta (18), com picos de até 100 km/h no Sul, Litoral e Grande Florianópolis, ficando as demais regiões com alto de 50 km/h a 70 km/h.

Tamanho das ondas

A presença do ciclone faz com que tenhamos ondas grandes no Litoral, chegando a picos de 2,5 a 3 metros entre a quarta e a quinta-feira (19), com destaque para a faixa de Florianópolis até as praias do Sul de Santa Catarina.

Sensação térmica

Essa é uma situação que merece muita atenção: as baixas temperaturas baixas associadas ao vento trarão sensação térmica muito baixa. Nas áreas de Serra, por exemplo, os catarinenses devem enfrentar sensação de frio abaixo de 0°.




16/05/2022 – Verde Vale FM

SEGUE A @WENDELRADIOFM

(48) 3273-1428

fm.verdevale@hotmail.com
Rua: Pedro Gomes, 06 – Centro – Major Gercino – SC. CEP 88260-000.

NO AR:
SHOW DA MANHÃ