MENU
A segunda-feira (16) é o dia onde aos poucos a primeira massa de ar frio polar de 2022 começa a influenciar o tempo em Santa Catarina. As temperaturas já estarão baixas na faixa do Oeste até a Serra, inclusive ao longo da tarde. Em grande parte de SC teremos máximas entre 20°C e 23°C. E as máximas não devem passar de 12°C na Serra, e de 14°C no Meio-Oeste e no Oeste do Estado. O dia terá sol entre nuvens, com a nebulosidade mais presente na faixa do Oeste à Serra.
As temperaturas ficam típicas de inverno no amanhecer desta terça-feira (17), sendo cada região com a sua intensidade de frio.
Veja a previsão para cada área do Estado:
A terça-feira terá sol e algumas nuvens em grande parte das cidades de SC. Quem menos terá a presença do sol é a faixa da Serra ao Oeste, onde até mesmo uma chuva fraca e/ou chuvisco isolado pode ocorrer.
Há previsão para queda de neve em duas regiões de Santa Catarina:
E teremos duas janelas para ocorrência de neve:
Importante destacar que temos chance de “chuva congelada” (o que é diferente de neve) em regiões como Serra do Rio Grande do Sul, Serra de Santa Catarina, áreas do Meio-Oeste e do Oeste catarinense, e também no Sul do Paraná.
Ao longo da semana as temperaturas seguirão baixas em Santa Catarina. Importante destacar que o frio não se dará por temperaturas do amanhecer extremamente baixas, mas principalmente pelas tardes – que terão temperaturas menores. E sempre teremos o frio mais forte da Serra para o Oeste, que terão marcas mais baixas nos termômetros em comparação com a faixa do Litoral – que terá frio, mas não tão intenso.
Ao longo do período desta terça (17) para quarta-feira (18) teremos um ciclone – por enquanto classificado como subtropical – atuando sobre o oceano no Sul do país, mas com deslocamento muito próximo do Litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Isso deverá trazer fortes rajadas de vento da seguinte forma:
A presença do ciclone faz com que tenhamos ondas grandes no Litoral, chegando a picos de 2,5 a 3 metros entre a quarta e a quinta-feira (19), com destaque para a faixa de Florianópolis até as praias do Sul de Santa Catarina.
Essa é uma situação que merece muita atenção: as baixas temperaturas baixas associadas ao vento trarão sensação térmica muito baixa. Nas áreas de Serra, por exemplo, os catarinenses devem enfrentar sensação de frio abaixo de 0°.