MENU
O Banco Central abriu nesta segunda-feira (14) a consulta de valores esquecidos por pessoas e empresas em instituições financeiras. Segundo informou o BC, a liberação da transferência do dinheiro varia de acordo com o ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa. Somente a partir de 7 de março será possível saber quanto será resgatado e pedir a transferência bancária. Para conferir, é preciso realizar cadastro no novo site oficial do Sistema Valores a Receber e, em caso de pessoas jurídicas, informar CPF ou CNPJ. Dos 27,9 milhões de beneficiários que poderão ter acesso aos valores na primeira etapa de pagamentos, 26 milhões são de CPFs e 1,9 milhão é de titulares de CNPJs.
1) Consulte se possui valores a receber:
Para solicitar a transferência do dinheiro, o sistema exigirá que o interessado possua login na plataforma gov.br com nível de segurança prata ou ouro. O governo disponibiliza três níveis diferentes de segurança: bronze, prata ou ouro. Todos dão acesso aos serviços digitais do governo.
2) Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br
A data será automaticamente gerada pelo sistema, segundo o BC. Ou seja, não será possível escolhê-la;
3) Crie ou atualize seu login
Como aumentar o nível de segurança da conta:
4) Descubra quanto você tem e peça a transferência do dinheiro na data agendada
5) Receba o dinheiro
O dinheiro deve ser depositado via Pix, TED ou DOC pelo banco em até 12 dias úteis. Ou seja, quem solicitar a transferência no dia 7 de março deve receber até o dia 22 do mesmo mês.